Empreender envolve uma série de desafios, afinal, a lista de novos aprendizados para quem está começando é grande, e a apuração do resultado do exercício é o ponto principal, o mais importante. Entre as habilidades a serem aprendidas, existe a necessidade de organizar o financeiro da empresa, pois sem isto qualquer empreendedor pode gerar uma séria crise ou até mesmo ir à falência em pouco tempo.
A melhor ferramenta para medir a rentabilidade de uma organização é a DRE: Demonstração ou Apuração do Resultado do Exercício. Essa técnica permite saber quanto foi seu lucro no último mês ou nos últimos 6 meses, por exemplo. Consequentemente, pode revelar o futuro do negócio e mostrar se ele está crescendo ou se está tendo prejuízos.
Afinal, o que é a apuração do resultado do exercício?
A demonstração ou apuração do resultado do exercício (DRE) é uma demonstração contábil que cruza receitas, custos e resultados com o objetivo de determinar o resultado líquido em um período de tempo. De forma simplificada, é um resumo financeiro que aponta se a empresa teve lucro ou prejuízo.
O termo “resultado” representa as contas de receita (dinheiro que entra) e de gastos (despesas e custos). O DRE é elaborado anualmente para prestação de contas, mas pode ser feito mensalmente pela administração da empresa, para acompanhar os resultados.
Segundo a legislação brasileira, a apuração do resultado do exercício apresentada anualmente deve detalhar:
Como podemos ver, as exigências são muitas, fazendo com que seja ainda mais importante conhecer bem o processo para evitar erros.
Qual a finalidade da DRE?
A DRE representa um desafio até mesmo para os profissionais de contabilidade – por sua complexidade, mas o primeiro passo para tornar tudo mais claro é entender a finalidade da apuração do resultado do exercício.
O lucro ou o prejuízo
O objetivo da DRE é determinar se uma empresa está obtendo lucros ou prejuízos a partir das suas atividades, listando as operações que alteram o patrimônio líquido contábil, tanto positivamente (receitas) como negativamente (despesas).
Tudo parece bastante simples se pensarmos que é só pegar o valor das receitas e subtrair as despesas. Entretanto, a empresa pode vender um produto neste mês e só receber o pagamento daqui alguns meses, da mesma forma que existem vendas parceladas.
Quando a empresa faz um investimento, como, por exemplo, a compra de produtos para o estoque, é difícil determinar quanto esse investimento trouxe de resultado, já que os produtos não são vendidos no mesmo mês e, mesmo que sejam, o pagamento nem sempre entra de imediato.
Por todas essas questões, a DRE é uma ferramenta capaz de demonstrar com exatidão qual foi o resultado líquido obtido por uma empresa dentro de um determinado período.
Como fazer o DRE
O passo a passo abaixo mostra uma estrutura de DRE simples. Não existe, porém, um único modelo de DRE, pois ele depende do porte e da atividade da empresa.
O guia a seguir ajuda a conhecer os dados básicos que compõem o relatório. Confira:
Complicado, não é? Mas não tem problema, precisando de ajuda com DRE e outros processos contábeis, pode contar com a equipe da AJ Contabilidade. Estamos sempre a postos para resolver as pendências das suas contas, sejam pessoais ou empresariais.
Fonte: Dicionário Financeiro e UOL Economia